“Desilusão é a carruagem mais confiável para a iluminação”. – CHOGYAM TRUNGPA RI

“Desilusão é a carruagem mais confiável para a iluminação”.
– CHOGYAM TRUNGPA RINPOCHE

Estava conversando com um amigo este fim-de-semana como eu achava que às vezes o Dharmalog ficava em cima de umas questões um pouco pesadas, desconfortáveis, algumas vezes com um tom alarmista ou “pessimista”, digamos assim, quanto outros sites que são mais animados e agradáveis.

“Mas é importante falar dessas coisas pro autoconhecimento, não é?”, ele me perguntou.

“Sim, claro, nem acredito que se chega a algum lugar decente sem passar por isso”, respondi.

Como essa frase de Chogyam Trungpa. Aliás, boa parte do ensinamento de Trungpa é em cima do desconforto, da desilusão, da necessidade de ter mais clareza e visão sobre si, sobre a vida e o caminho. E eu tenho uma admiração, respeito e gratidão profundas pelos ensinamentos de Trungpa, que acho das coisas mais magníficas que já vi no Dharma.

Se fizermos uma reflexão mais profunda, veremos que há algo realmente animador e esclarecedor na frase de Trungpa. Porque se enxergarmos a desilusão como esse transporte mais confiável para um fim absolutamente nobre, a desilusão muda de figura. Não é mais alguma tristeza desanimadora ou paralizante, um fracasso, mas um passo fundamental para a iluminação. Uma desilusão afinal significa que uma ilusão morreu. Ou seja, o campo da verdade acaba de ficar mais aberto e livre e perceptível. Pode ser uma morte dolorosa, muito dolorosa às vezes, mas se revelar uma verdade, será que não vale a pena? Ao menos para aqueles de nós que tem interesse em descobrir a vida e suas verdades? Para aqueles de nós que queremos o caminho do “conhece a ti mesmo”?

#desilusão #autoconhecimento #chogyamtrungpa #frasedodia #reflexão #iluminação #tristeza #depressão #desânimo #saúde #bemestar #verdade #dharma

* * * * *

Publicado também no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
É Sempre Agora, por Sam Harris: “provavelmente não há nada mais importante para entender do que isso”
“É Sempre Agora” é uma vídeo-montagem inspiradora de 6 minutos (assista abaixo) que...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published.